fbpx

Cartilha de Cuidado na Candidíase Vaginal

A candidíase vaginal é um desequilíbrio muito comum, causada por um tipo de fungo que vive na flora intestinal e vaginal. Esse fungo pode apresentar-se de duas formas: levedura ou filamentosa.

Quando em forma de levedura, não representa doença, ou seja, está na forma benigna de conviver em nosso organismo. Já na forma filamentosa (de pseudo-hifas e hifas verdadeiras), se apresenta como candidíase, causando sintomas como coceira, ardência e corrimento.

80 a 90% das candidíases são causadas pela espécie chamada Candida albicans, sendo o restante por outras, que chamamos de não-albicans.

Autor: Ambulatório de Saúde do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e Coletiva Ruta

Rua Bartolomeu Zunega, 44 Pinheiros – São Paulo/SP
© 2020 Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde • Todos os direitos reservados.

Segundo a OMS, o Brasil tem a 5a. maior taxa de feminicídios do mundo. Entre 1980 e 2013, 106.093 mulheres morreram por serem mulheres. A Agência Patrícia Galvão traz dados que confirmam que ser mulher é um risco: uma travesti ou mulher trans é assassinada no país a cada dois dias; 30 mulheres sofrem agressão física por hora; uma mulher é estuprada a cada dez minutos; 97% das mulheres já foram vítimas de assédio no transporte; e 76% das mulheres já sofreram violência e assédio no trabalho.