fbpx

Cheiro na vagina?

HIV e Gravidez
dezembro 6, 2018
Roda de masculinidades (12/12/18)
janeiro 13, 2019

A revista Marieclaire Brasil publicou uma notícia sobre cheiro de vagina. O cheiro da sua vulva já te incomodou? Sabe se isso se devia necessariamente a uma doença?

Muitas mulheres acreditam que o cheiro de suas vaginas e vulvas é anormal. No entanto, para afirmar tal coisa é necessário primeiro conhecer qual o nosso normal. Qual é o cheiro da vulva? Você já parou para pensar sobre seus odores? Os incômodos muitas vezes tem a ver com significados que damos a algumas coisas, por exemplo, acreditar que alguns cheiros não deveriam existir, ou porque nos disseram ou porque a sociedade de alguma forma nos comunica isso todos os dias com propagandas e soluções mágicas para o nosso normal.

O cheiro da axila, da virilha, da vulva e do pênis são cheiros mais fortes, pois têm concentração de glândulas de suor e sebo, há uma maior descamação de células e bactérias, mas isso não necessariamente tem a ver com doença ou desequilíbrio. Conhecendo o nosso normal podemos saber quando de fato há um problema, por exemplo: um odor mais forte, coceira, dor pélvica (na parte de baixo da barriga), saída de secreção que se assemelhe a pus, febre e outros. Mas secreção vaginal pode ser absolutamente normal. Se conhecer é a chave para entender o que está sendo excessivamente medicalizado e para saber quando precisamos pedir ajuda.