fbpx

Indicando livros, séries e filmes no mês da visibilidade Trans

O dia 29 de janeiro é o dia da visibilidade trans no Brasil. Separamos materiais para ressaltar a importância da atuação de mulheres e homens na promoção de respeito e cidadania.

No Brasil, o dia 29 de janeiro marca o dia da visibilidade trans. Para dar início ao ano, convidamos todes a pensarem sobre as relações entre os modelos de masculinidade e feminilidade vigentes na sociedade e em como eles atuam produzindo sofrimento e violência entre pessoas.

A temática das transmasculinidades perpassa e é atravessada por aspectos que vão além das transgeneridades, tais quais o machismo, a misoginia, questões raciais e de classe, entre outras.

"Que a delícia de ser quem somos lhe anime também a ser quem você pode ser, seja você cis ou trans."

Jaqueline Gomes de Jesus, em Vidas Trans - A coragem de existir.

Indicação de livros:

Indicação de filmes:

Indicação de séries:

Artigos Relacionados:

Segundo a OMS, o Brasil tem a 5a. maior taxa de feminicídios do mundo. Entre 1980 e 2013, 106.093 mulheres morreram por serem mulheres. A Agência Patrícia Galvão traz dados que confirmam que ser mulher é um risco: uma travesti ou mulher trans é assassinada no país a cada dois dias; 30 mulheres sofrem agressão física por hora; uma mulher é estuprada a cada dez minutos; 97% das mulheres já foram vítimas de assédio no transporte; e 76% das mulheres já sofreram violência e assédio no trabalho.