fbpx

Saúde Integral, Reprodutiva e Sexual da Mulher - Redefinindo o objeto de trabalho a partir do conceito de gênero e da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento

É difícil definir com exatidão o que seja saúde. Mais fácil é descrever as práticas sociais que se organizam em torno de sua idéia, buscando compreender seus determinantes e os sentidos que esta idéia assume para diferentes grupos, populações e períodos.

Podemos afirmar que hoje, para a maioria das pessoas, a idéia de saúde é profundamente relacionada ao consumo de diferentes tipos de tecnologias, incluindo aí cuidados profissionais especializados. Ao mesmo tempo, devemos considerar que os termos “mulher”, “reprodução” ou “sexo”, em torno dos quais se articulam uma série de práticas sociais, não se referem a objetos fixos e constantes, cujos valor e significado são intrínsecos e imanentes. “Mulher”, “reprodução” e “sexo” são termos que descrevem objetos-funções cujos valores e significados têm variado ao longo da História.

Autora: Wilza Villela

Rua Bartolomeu Zunega, 44 Pinheiros – São Paulo/SP
© 2020 Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde • Todos os direitos reservados.